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  • Natalia Rossi

A alimentação na Gestação

O que comer durante a gravidez.

A gestação é um momento ímpar na vida de toda mulher, ocorrem mudanças corporais, emoção à flor da pele, alterações no humor, e é nestas horas que surgem dúvidas e insegurança sobre “O que comer?”. O universo da gestante está rodeado de mitos alimentares que pretendo esclarecer.

Por mais antigo que possa parecer, algumas mulheres ainda acreditam que devam “comer por dois”. Neste momento é muito importante comer melhor. Diminua o consumo de alimentos industrializados. Isto que dizer, preferira alimentos como frutas, legumes, hortaliças, carnes (assadas, grelhadas, refogadas, em molho..), cereais como arroz, feijão, lentilhas; castanhas e nozes. Alimentos e temperos caseiros, em que a qualidade e a procedência você conheça.

É comum as gestantes reclamarem de intestino preso, por isso é necessário tomar bastante água! Além disto, incluir Iogurtes (integrais) ou kefir nos lanches ou no café da manhã podem contribuir e regular o funcionamento do intestino.

Este é um momento em que o corpo precisa de mais energia, um bebê está se formando. Por isso, não é recomendado à gestante fazer dietas. Não é aconselhável restringir algum grupo alimentar (carboidratos, lipídios ou proteínas) ou calorias, porém este período é propício para retenção hídrica, se puder indicar alguma coisa que deva evitar, além dos alimentos industrializados é o excesso de sal.

Cerveja preta pra aumentar leite nem pensar! O consumo de bebidas alcoólicas deve ser totalmente excluso e esta orientação deve se estender até o término de amamentação.

Além destas dicas, aproveite este momento para melhorar seu relacionamento com a comida e apreciar o seu corpo. Observe e honre sua fome e respeite sua saciedade para que se sinta o mais confortável possível sempre. Acolha suas emoções e angústias sem utilizar a comida. Se precisar de ajuda, procure um profissional.

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