Buscar
  • Natalia Rossi

DIETA? DIETA RESTRITIVA? CARDÁPIO DE REEDUCAÇÃO ALIMENTar?

Atualizado: 13 de Ago de 2018


Acredito que para quem tem interesse em saber mais sobre alimentação deve já ter ouvido estes termos e para esclarecer sua dúvida, resolvi escrever sobre isso.

A palavra Dieta, no sentido literal, quer dizer “o que se come”. Simples e objetivo. Mas atualmente empregamos este termo para dizer que estamos fazendo um controle da alimentação, que pode ser para diferentes fins, normalmente de saúde e emagrecimento.





Basicamente DIETA é o “controle de uma das funções fisiológicas do corpo, O COMER”.  Isto acontece através do processo estressante de controles de HORÁRIOS, O QUE pode ou não pode comer, QUANTIDADE, COMBINAÇÕES e FORMAS DE PREPARO.


Dietas Restritivas são dietas em que se restringe grande quantidade de calorias ou um grupo de nutrientes (restrição total do grupo ou quase total). São exemplos as dietas cetogênicas, dietas lowcarb, restrição de gorduras, sem glúten ou lactose... além dos “controles” citados acima não respeitam a individualidade, preferências alimentares, cultura enfim.  


Já o Cardápio de Reeducação Alimentar é um cardápio montado, geralmente por nutricionistas, com base em dados coletados em sua consulta, e que serão usados para melhor adaptação do cardápio à sua rotina.  Valoriza os alimentos que vc já tem em sua casa, considera suas preferências e a alimentos que tem aversão, enfim, é uma proposta muito mais individualizada, porém ainda apresenta as características de uma “dieta”, os controles.  

Dieta restritiva e cardápio de reeducação alimentar são a mesma coisa? São diferentes, mas apresentam a restrição/controle como ponto em comum.


97 visualizações0 comentário

©Copyright 2019 por CONECTE Marketing + Digital

  • Facebook
  • Black Instagram Icon

Rua Neo Alves Martins, 3377, sala 501

Centro Médico Nilo Cairo - Zona 01 - Maringá, PR

44 99824-7801  -  nat_rossi@hotmail.com

CEP 87013-060