Buscar
  • Natalia Rossi

Meu filho não come Frutas, Verduras e Legumes. E agora nutri?

Imagine, você criança, vivendo em um mundo em que conseguisse comer somente coisas extremamente palatáveis, docinhas, cremosas, macias, muitas vezes decorados com bichinhos ou que vem com brinquedinhos, personagens ... Muito legal não é? Some isso à falta de tempo dos seus pais, com todas as características da sociedade moderna: industrialização, delivery, propagandas de alimentos, ar condicionado, netflix, tablets e celular... Agora, pense comigo: Depois disso tudo que eu descrevi, você quer mesmo que seu filho (a) coma ALMEIRÃO?

Qual o resultado disto?

Na alimentação, o resultado é Leite com achocolatado, bisnaguinha com requeijão/presunto/queijo, bolachas dos mais variados tipos, miojo, refrigerantes, e vai um pouco de arroz/feijão/carne, pra acompanhar!

No comportamento do dia á dia, vejo crianças que não aceitam novos alimentos, mas também conhecem muito pouco sobre eles.

Voltando no ALMEIRÃO... ele é verde, frio, amargo, tem que mastigar bem, quase um E.T pra maioria das crianças Sim! Ele não faz parte da vida delas de forma alguma. Elas nunca viram de onde vem, mal sabe o nome, nunca lavou, temperou, muito menos pode imaginar uma receita com isso.

Os alimentos (frutas, verduras e legumes) precisam fazer parte da vida das crianças de diferentes formas, para que isso possa ser natural na vida delas!

Como fazer isso? Resolvi escrever algumas dicas para que você possa melhorar isto em sua casa:

- Conhecer os alimentos. Explore o nome, formato, a cor, o cheiro, "parece com o quê?" Isso pode ser feito enquanto está cozinhando, ou em um livrinho...

- Peça sugestões. O que gostaria de comer no fim de semana ou até na lancheira da escola.

- Produza a lista de compras juntos. Pensem nas receitas, vejam o que já tem...

- Leve a criança ao mercado. É importante mostrar como você escolhe os alimentos, ensinando as características que ele precisa reconhecer para saber que o alimento está bom para o consumo.

- Peça ajuda para cozinhar! Dê a ele (a) alguma função da receita que você entenda que ele é capaz de fazer. Pode ser temperar, lavar, colocar em forminhas, enfeitar...

- Ensine a colocar a mesa, disposição de talheres, copos, utensílios, pegadores. Como é por a mesa do café, mesa do almoço ....

- Ensine a preparar um suco/ vitamina. Use frutas e combinações diferentes.

- Estimule à pensar em combinações de alimentos.

- Provem alimentos novos juntos. Não gostou? “Vamos mudar a receita! Outro dia a gente prova de novo!”. Ex: CENOURA cozida, ralada, no lanche, na sopa, na torta, no bolo. Entendeu?

A cozinha é o lugar de descobrir sabores, texturas, cores, cheiros, novas receitas, diferentes apresentações... é trabalho e também diversão! Lugar de passar o tempo juntos, ter boas conversas, aprender um com o outro.

Faça o que consegue, no tempo que tiver, o importante é Começar!




84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo