Buscar
  • Natalia Rossi

PORQUE PAREI DE DAR CARDÁPIOS?

Atualizado: 13 de Ago de 2018


As dietas/controles promovem uma desconexão com o corpo. Passamos a seguir ordens externas de como, que horas, o que devemos comer... e paramos de dar atenção aos nossos sinais internos de fome,  saciedade, vontade.




Bloqueamos também possíveis análises sobre crenças, traumas, histórias com relação à alimentação e o nosso corpo, por ex:


“Nunca serei bonita o suficiente.”

“O que realmente eu gosto de comer?”

“Qual minha comida preferida da infância?”

“Eu como para agradar os outros?” “Como para me sentir aceito?”

“Como pra chamar atenção? “


São inúmeras as questões relacionadas a alimentação que não olhamos quando tratamos com um cardápio. Infelizmente vemos que isto não promove mudança de comportamento, mas sim sentimentos de inadequação: parece que temos um jeito errado, um corpo errado, que precisa ser mudado.


Além disso, motiva a constantes “despedidas” dos alimentos (jaquei, então vou comer td que tenho pra comer hoje, pq vou entrar em restrição amanhã!) e pode gerar compulsão alimentar, o comer escondido ... fatos que podem trazer justamente o efeito inverso ao esperado.

Sem contar que já temos, há mais de 30 anos, estudos demonstrando que dietas não funcionam - 95% das pessoas que fazem dieta em 2 anos recuperam ou aumentam ainda mais o peso. Não é um bom tratamento.


Resumo da ópera: promove desconexão com o corpo, não considera “as outras questões” que envolvem o comer, promove sentimento de inadequação,  não é um bom tratamento e ainda pode servir de gatilho para desenvolvimento de outros problemas/transtornos relacionados ao corpo e a alimentação.


Definitivamente não é isto que quero, por isso resolvi me aprofundar no assunto, sair da caixa e encontrar novas formas de educar em nutrição sem a prescrição de cardápios.



106 visualizações0 comentário

©Copyright 2019 por CONECTE Marketing + Digital

  • Facebook
  • Black Instagram Icon

Rua Neo Alves Martins, 3377, sala 501

Centro Médico Nilo Cairo - Zona 01 - Maringá, PR

44 99824-7801  -  nat_rossi@hotmail.com

CEP 87013-060